05/02/2009 12h00
 

 

Com um total de 20 vereadores, a Câmara Municipal de Sorocaba apresenta uma composição altamente plural em sua Legislatura 2009-2012. Do total de 27 partidos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 11 estão representados no Legislativo sorocabano. São eles: PSDB, com seis vereadores; PMN, com três; PT e PV, com dois; e DEM, PMDB, PP, PPS, PR, PRB e PTB com um vereador.

 

Na primeira sessão ordinária do ano, realizada na terça-feira, 3, foram escolhidos os líderes de cada agremiação partidária. No PSDB, a maior bancada, a liderança coube ao vereador Paulo Mendes. O PMN, que obteve nas urnas a segunda maior bancada, escolheu o vereador Luis Santos para liderá-lo. O PV, que elegeu dois parlamentares, optou pelo vereador Geraldo Reis. Já o PT, que representa a oposição e também elegeu dois vereadores, escolheu Francisco França como líder.

 

Os demais partidos, pelo fato de terem eleito apenas um parlamentar, terão nele, automaticamente, o líder da respectiva bancada. São eles: PMDB, Antônio Carlos Silvano; DEM, José Caldini Crespo; PRB, Irineu Toledo; PPS, Marinho Marte; PP, Anselmo Neto; PTB, Carlos Cezar, e PR, Gervino Gonçalves.

 

Conheça os partidos

 

PSDB – Partido de oposição ao governo federal e de situação no Estado de São Paulo e no município de Sorocaba, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi fundado em 1989. Conta com 13 senadores, 59 deputados federais e governa seis Estados. (Mais informações: www.psdb.org.br)

 

PMN – Apesar de conseguir seu registro definitivo só em 1993, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) foi criado em 1984, com a abertura política. Fez a segunda maior bancada na Câmara Municipal e conta com cinco deputados federais. (Mais informações: www.pmn.org.br)

 

PT – Fundado em 1980, a partir das lutas sindicais do ABC Paulista, o PT, partido do Presidente da República e oposição no Estado de São Paulo e em Sorocaba, tem 12 senadores, 78 deputados federais (a segunda maior bancada na Câmara) e quatro governadores. (Mais informações: www.pt.org.br)

 

PV – Criado em 1986 no Rio de Janeiro, o Partido Verde (PV) ganhou impulso com a realização da Eco-92, conferência internacional sobre meio ambiente realizada no Rio de Janeiro. Atualmente, tem 14 deputados federais e vários prefeitos. (Mais informações: www.pv.org.br)

 

DEM – O Democratas (DEM) tem sua origem no processo de abertura política, em meados da década de 80, com o nome de PFL (Partido da Frente Liberal). Atualmente, o DEM tem 14 senadores, 56 deputados federais e um governador. (Mais informações: www.democratas.org.br)

 

PMDB – Originário do antigo MDB, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) tem 20 senadores, 96 deputados federais e sete governadores. (Mais informações: www.pmdb.org.br)

 

PP – O Partido Progressista (PP) tem origem no antigo PPR, em 1993. Depois de mudar o nome para PPB, o partido tornou-se definitivamente PP em 2003. Tem um senador, 39 deputados federais e um governador. (Mais informações: www.pp.org.br)

 

PPS – Logo após o fim da União Soviética, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) mudou de nome, tornando-se Partido Popular Socialista (PPS) em 1992. A legenda tem 13 deputados federais e 1 governador. (Mais informações: www.pps.org.br)

 

PR – Criado em 2006, a partir do PL (Partido Liberal), que se fundiu com o Prona e o PT do B, o Partido da República (PR) tem quatro senadores e 42 deputados federais. Mais informações: www.partidodarepublica.org.br)

 

PRB – Fundado em 2006, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) tem em seus quadros o Vice-Presidente da República e conta com um senador e três deputados federais. (Mais informações: www.prb.org.br)

 

PTB – O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) conta, no Senado, com uma bancada constituída de sete senadores e, na Câmara dos Deputados, dispõe de 22 deputados federais. (Mais informações: www.ptb.org.br)