06/03/2009 12h00

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Ordem DeMolay — organização filosófica e fraternal destinada aos jovens do sexo masculino — terá um dia especial no calendário do município de Sorocaba a ser comemorado no dia 18 de março de cada ano. Já neste ano, mediante requerimento do vereador Francisco França (PT), a Ordem DeMolay será objeto de sessão solene a ser realizada em 18 de março, às 19h30.

Criada pelo maçom Frank Sherman Land (1890-1959) e patrocinada pela Maçonaria Universal, a ordem é aberta a todas as crenças, tendo em suas fileiras milhões de jovens em todo o mundo. Amor filial, cortesia, companheirismo, fidelidade e patriotismo são alguns dos valores cultivados pela organização, que chegou ao Brasil em 1980.

O nome da ordem é uma homenagem a Jacques DeMolay, o último grão-mestre da Ordem dos Templários, queimado vivo em 1314. O cineasta e produtor Walt Disney, o ator John Wayne e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton estão entre os notáveis que integraram a ordem.