09/03/2009 12h00

A segurança pública no Éden e adjacências foi o tema de uma reunião promovida pelo vereador João Donizete (PSDB) com autoridades e representantes da região, na manhã de sexta-feira, 8, na Comunidade Kolping do bairro. A insegurança, motivada pelo crescimento da violência na região, com vários casos de assaltos ao comércio local, foi o tema central do encontro.

A despeito desse quadro, relatado pelos moradores, uma das autoridades presentes ao encontro, o delegado André Moron, da Delegacia Seccional de Sorocaba, por intermédio de um diagnóstico dos índices de violência na Região Leste, mostrou que o número de boletins de ocorrência na região era relativamente baixo, o que dificultava reforçar o policiamento no local.

“Por sua vez, os moradores alegaram dificuldade para registrar ocorrências, já que o contingente policial na região é muito pequeno e faltavam informações para os moradores de como devem agir, quando são assaltados ou sofrem algum tipo de violência”, relata o vereador João Donizete, observando que o problema deve ser solucionado a partir de meados deste mês, quando o delegado Carlos Alberto de Oliveira assume o 6º Distrito Policial.

“Segundo as autoridades presentes à reunião afirmaram, novas vagas de investigadores e escrivães estão garantidas para a região do Éden, o que vai agilizar a feitura dos boletins de ocorrência e das investigações policiais”, explica João Donizete. Durante o encontro, as autoridades policiais também repassaram para a comunidade orientações sobre como se precaver da violência e como buscar ajuda.

Além de líderes comunitários, policiais, delegados e representantes do Conselho de Segurança da Região Leste, também marcou presença no encontro a Associação dos Empreendedores do Bairro do Éden.