26/02/2009 12h00

Martinez também propõe que município distribua pelo menos um livro da literatura brasileira para cada aluno

O material didático utilizado pelos alunos das escolas municipais de Sorocaba poderá ser confeccionado com material reciclado. É o que propõe o vereador José Francisco Martinez (PSDB), autor de emenda à Lei 8.103, de 5 de março de 2007, que dispõe sobre o Programa Suplementar de Fornecimento de Material Didático do município. Em seu projeto, Martinez apresenta emenda ao artigo 3º da referida lei, determinando que cadernos e folhas de papel sulfite do programa sejam confeccionados em “papel reciclado não clorado” e que os lápis sejam fabricados com “madeira certificada”.

O “kit escolar” do Programa de Material Didático é composto por 47 itens (19 itens para alunos da educação infantil e 14 itens para alunos de cada um dos dois ciclos do ensino fundamental). O projeto de lei de José Francisco Martinez prevê a obrigatoriedade do uso de material ecologicamente correto no caso de lápis e cadernos, mas também estabelece que os demais componentes da lista devem ser preferencialmente fabricados com material reciclado.

“Não propus a obrigatoriedade no caso dos demais itens, porque poderia não haver oferta suficiente para atender a demanda”, explica o presidente da Câmara. Martinez lembra que, da lista de material didático distribuído pelo município, fazem parte desde sacos plásticos e massa de modelar, no caso da educação infantil, até réguas geométricas e canetas especiais, no caso do segundo ciclo do ensino fundamental, passando por giz de cera e tesouras sem ponta do primeiro ciclo.

Em seu projeto de lei, Martinez também propõe que seja incluída ao menos uma obra da literatura brasileira no material didático distribuído nas escolas, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental. “Meu objeto é despertar nas crianças de nossa rede escolar a importância da reciclagem de materiais e o gosto pela leitura. A melhor educação é o exemplo. Se a criança vivencia no seu próprio material didático os benefícios da reutilização de materiais, sem dúvida, estará mais apta para perceber a importância da preservação ambiental”, argumenta, observando que seu projeto abre oportunidade para que pais e professores tratem da questão com mais eficácia com filhos e alunos.