08/04/2009 12h00

Uma das pioneiras no ensino profissional no estado, a Escola Técnica Estadual “ Fernando Prestes” está completando 80 anos. Em comemoração da data, o diretor da escola Paulo Sérgio Germano usou a Tribuna Popular, na Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira. O professor falou sobre a história da Fernando Prestes em Sorocaba e exibiu o vídeo institucional “80 anos em 8 minutos”.

Na década de 1930, a escola oferecia cursos profissionalizantes para mulheres, preparando-as para o trabalho na indústria têxtil, e ainda curso de formação de ferroviários. Foi também nesta época que os alunos tornaram possível a primeira transmissão radiofônica na cidade.

Atualmente a Etec conta com 2 mil alunos em seus 12 cursos do Ensino Técnico e Ensino Médio. A escola conta com professores especializados, didática avançada, banda marcial, laboratórios e biblioteca, além do desenvolvimento de projetos de ação e cidadania e meio ambiente. Entre as 161 escolas do Centro Paula Souza a Fernando Prestes foi a primeira a ter uma orquestra.