08/04/2009 12h00

Óleo diesel limpo

O óleo diesel “S50”, menos poluente e menos danoso à saúde humana, já está sendo distribuído pela Petrobrás em várias cidades brasileiras. Aqui em Sorocaba, dentro de alguns dias a Prefeitura vai responder ao vereador José Crespo (DEM), obrigatoriamente, se já sabe das vantagens da utilização desse tipo de combustível e, caso afirmativo, que providências tomou ou está adotando  para que o produto seja distribuído e utilizado plenamente em todos os postos de abastecimentos da cidade. No pedido de informações que teve aprovado pela Câmara sobre o assunto, Crespo pergunta à Prefeitura a partir de quando pode-se garantir que todos os ônibus do sistema de transporte urbano estarão funcionamento com o novo combustivel e a partir de que data pode-se garantir que todo o óleo diesel vendido no município de Sorocaba será o do tipo “S50”.

Atendimento médico

Através de requerimento aprovado pela Câmara, em poucos dias o vereador José Crespo (DEM) estará recebendo informações da Prefeitura sobre o método de agendamento de consultas na Policlínica Municipal, que seriam agendadas previamente pelas unidades de saúde municipais nos bairros de origem. O vereador quer saber quais estão sendo os períodos de espera para o paciente, a contar desde o agendamento até a efetiva realização da consulta especializada. Como critério de contagem, Crespo pede que seja informado o período médio e o período máximo de espera verificados durante o ano de 2008 para cada uma das  especialidades médicas.

Calçadas populares

O vereador José Crespo (DEM) está sugerindo à Prefeitura a implementação de um programa de construção e reforma de calçadas que possa ser levado adiante pelas associações de moradores — elas levantariam os pontos do bairro necessitados nesse particular e depois se encarregariam da execução do serviço, dando preferência para a mão-de-obra de pessoas desempregadas da própria comunidade. Na sugestão do vereador, a Prefeitura repassaria recursos àquelas associações, na medida em que os serviços forem executados, e depois cobraria a despesa dos proprietários de terrenos que tiveram a calçada construída ou reformada dentro do programa.

Agências do INSS

Levando em conta o relevante trabalho desenvolvido também em Sorocaba pelo INSS, através de suas agências da rua Dr. Nogueira Martins e da Avenida Itavuvu, e o natural aumento da demanda pelos serviços do órgão, o vereador José Crespo (DEM) indicou à Prefeitura a realização de estudos visando concretizar uma parceria do Município com o Instituto, onde cederia imóveis adequados e o órgão federal construiria novas agências para o atendimento da população, pelo menos uma na zona leste e outra na zona oeste.

Área de transferência

A implantação de uma área de transferência de ônibus em frente ao mercado distrital de Vila Fiore está sendo indicada à Prefeitura pelo vereador José Crespo (DEM). Argumenta ele que a obra seria de grande utilidade aos moradores do Jardim Seriema e bairros vizinhos, que ganhariam linhas curtas e circulares de transporte coletivo, as quais teriam os itinerários direcionados para esse mini-terminal, com grande economia de tempo e quilometragem. Além disso, a área de transferência naquele local, no entendimento do vereador, contribuiria sobremaneira para a revitalização do mercado distrital.

Bolsões naturais

A implantação de bolsões de vegetação livres da ação humana nos parques naturais da cidade está sendo sugerida à Prefeitura pelo vereador José Crespo.  Nesse conceito, nos bolsões não deve haver qualquer tipo de interferência humana: nem trilhas, nem iluminação artificial, nem plantas “plantadas”, para que com o passar do tempo o público possa observar ali a ação da natureza, com o ressurgimento e crescimento da mata nativa.