17/04/2009 12h00

Todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, técnicos e administrativos, poderão ser beneficiados com um programa específico de vacinação. É o que propõe o vereador José Francisco Martinez (PSDB), por intermédio de projeto de lei apresentado na Câmara Municipal. O projeto do presidente da Casa prevê a imunização dos servidores da saúde contra 11 doenças: hepatites A e B, influenza, tétano-difteria, varicela, sarampo, caxumba, rubéola, tuberculose, pneumococos e doença meningocócica.

“Devido ao contato freqüente com pacientes ou com material infectado, muitos trabalhadores da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de laboratório e até pessoal de apoio, como recepcionistas e motoristas de ambulâncias, acabam se expondo muito ao risco de adquirir e transmitir doenças. Por isso, apresentamos esse projeto, que procura cuidar da saúde daqueles que zelam pela saúde da população”, sustenta Martinez. O vereador lembra que a imunização de equipes de saúde diante de doenças como a influenza (gripe espanhola) é uma recomendação de epidemiologistas e de organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde.

O projeto do vereador José Francisco Martinez é respaldado pela Portaria nº 485, de 11 de novembro de 2005, que estabelece a obrigatoriedade do fornecimento de vacinação gratuita para os profissionais de saúde por parte do empregador. “A vacinação para cada doença atende a critérios específicos que são definidos pelas autoridades sanitárias de acordo com os riscos apresentados em cada região”, observa Martinez. Ele cita como exemplo a vacinação contra a influenza, que deve ser feita anualmente, entre os meses de março e abril, já que o vírus da doença é mutante e sempre reaparece ligeiramente modificado. Martinez sustenta que, “justamente devido a essa complexidade é que se faz necessário ter um programa permanente de vacinação, que abranja não só os funcionários em atividade, mas também os recém-contratados, em fase pré-admissional”.