30/04/2009 12h00
 

A primeira reunião da Frente de Combate à Crise foi realizada nesta quarta-feira, 29, na Câmara Municipal com a presença dos vereadores Hélio Godoy (PSDB), presidente da frente, e Izídio Correa (PT), membro do grupo, assessores parlamentares, professores da Universidade de Sorocaba (Uniso) e um representante do Dieese. No encontro, foram apresentados e discutidos dados sobre a evolução do emprego em Sorocaba e sugerido a realização do 1º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico.

 

A próxima reunião, marcada para 27 de maio, no Sindicato dos Metalúrgicos, terá como pauta o cruzamento de dados do Caged e Dieese e o planejamento do fórum, que deverá ser realizado na própria Câmara com a presença de entidades sindicais, patronais, universidades e representantes das esferas públicas.

 

   O vereador Hélio Godoy destacou a importância dos encontros, que para ele serão fontes de transmissão de conhecimento técnico sobre o tema. “Na Câmara se precisar de estudos, temos que contratar”, explica.  Segundo o parlamentar, os primeiros relatórios apresentados hoje apontam para o agravamento da crise devido ao perfil das empresas de Sorocaba, muitas deles exportadoras.

 

Os números mostram uma queda de 5,12% no nível de emprego de novembro de 2008 a março deste ano. Neste período, foram registradas 7.893 demissões, segundo dados do Caged.  De acordo com Fernando de Lima, do Dieese, o desemprego foi maior que as expectativas iniciais, igualando-se ao nível de emprego de janeiro de 2007, mas a produção deve aumentar nos próximos meses devido à tradicional melhora do consumo no segundo semestre, que tem datas importantes para o comércio como o dia das crianças e o natal. 

 

Os participantes levantaram reflexões sobre a influência da crise nas empresas locais, no nível de desemprego e no orçamento público. “A redução no número de empregos e no volume de vendas, afetou a arrecadação”, constata o professor Flaviano de Lima. Para ele a Prefeitura, neste momento de crise, deve priorizar os serviços essenciais e buscar fomentar o crescimento da indústria.

 

A frente de combate à crise foi formada em audiência pública proposta pelo vereador Hélio Godoy e realizada em 16 de fevereiro, na Câmara Municipal, com a presença de lideranças políticas, empresários, sindicatos, representantes de partidos políticos e diversas universidades locais, quando se discutiu a crise financeira internacional e seus efeitos na economia de Sorocaba e Região.

  

Na última sexta-feira, 24, uma comissão esteve reunida com o prefeito Vitor Lippi para entregar um relatório com sugestões para que o Poder Público promova ações afirmativas no combate aos efeitos negativos da crise internacional que afetou o Brasil e a economia da região. Além dos estudos, dados econômicos referentes à avaliação realizada por especialistas na área de economia do primeiro trimestre de 2009 já foi encaminhado ao prefeito.