08/05/2009 12h00

Sorocaba vai receber um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), unidade de saúde estadual que funciona nos moldes da Policlínica, oferecendo atendimento ambulatorial em várias especialidades médicas, exames laboratoriais e de imagens, além de pequenos procedimentos e microcirurgias.

O vereador João Donizeti (PSDB), que luta há anos pela implantação de uma unidade pré-hospitalar na Zona Industrial do município, reivindica que a nova unidade de saúde seja instalada nessa região, beneficiando bairros como Éden, Cajuru, Iporanga I, Jardim Hollingsworth e Aparecidinha, que, juntos, somam aproximadamente 100 mil habitantes.

A instalação da AME (que se tornou possível por meio de uma emenda de bancada apresentada pelo deputado federal Antonio Carlos Pannunzio, do PSDB) vai beneficiar, também, cerca de 40 mil trabalhadores da Zona Industrial, contabiliza João Donizeti, que, mediante requerimento apresentado na Câmara Municipal, reivindica ao prefeito Vitor Lippi a instalação da unidade de saúde num dos bairros da região.

O vereador tucano lembra que o Éden, bairro que integra a Zona Industrial, ficou conhecido como a “Locomotiva de Sorocaba”, por ser responsável pela maior parte da arrecadação de impostos do município. “Apesar disso, essa região tem um único Pronto Atendimento 24 Horas, localizado no Éden, o que é insuficiente”, salienta João Donizeti, lembrando que as Zonas Norte e Oeste da cidade já possuem, cada uma delas, uma Unidade Pré-Hospitalar de última geração.