25/05/2009 12h00
 Foi protocolado e aguarda entrar em deliberação, projeto de lei do vereador Izídio de Brito Correia (PT), que instituí o Banco de Voluntários de Sorocaba, organizado a partir de cidadãos e cidadãs que tenham interesse e disponibilidade em trabalho voluntário.

O projeto estabelece que o Poder Executivo seja responsável pela inscrição, gestão de cadastro e encaminhamento dos interessados e que o cadastramento seja realizado no site da prefeitura.

A área de atuação poderá ser definida pelos próprios voluntários através dos dados cadastrados como, por exemplo, campo de interesse, talento e atividade desenvolvida.

Aos voluntários, serão oferecidos, pelo órgão responsável, cursos de qualificação, capacitação e realização de palestras, entre outras medidas que viabilize a adequação nas atividades que vier a desempenhar. Além disso, entidades sem fins lucrativos, organizações não governamentais e governamentais do município, devidamente cadastradas, deverão dispor de espaços físicos e meios para a realização das atividades voluntárias.

Na justificativa do projeto, o vereador assinala que “Sorocaba conta com a ação de inúmeras entidades que atuam nos mais diversos segmentos sociais que fazem a diferença na melhoria da qualidade de vida de seus assistidos”.

Izídio vê o voluntariado como uma atividade importante para toda a sociedade sorocabana. “Difícil hoje, é encontrar quem não participou direta ou indiretamente de algum tipo de ação voluntária, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, o que justifica a aprovação deste projeto”, afirma.