06/08/2009 12h00

O vereador José Crespo (DEM) entende que a Prefeitura e a Urbes devem abrir uma licitação amparada em conceitos modernos para a escolha de empresas que venham a explorar o serviço de transporte coletivo urbano de Sorocaba a partir de meados de 2.011.

Ele manifestou essa opinião depois de uma audiência realizada na manhã desta quarta-feira (5) na sede da Urbes, empresa pública municipal gestora do sistema de transporte coletivo urbano da cidade.

Do encontro com o presidente da Urbes, Renato Gianolla, participaram os membros da comissão especial formada pela Câmara para acompanhar e participar do processo de licitação na iminência de ser aberto em Sorocaba para substituir a empresa de ônibus TCS.

Além de Crespo, estiveram na reunião os vereadores Francisco França (PT), Marinho Marte (PPS) e Paulo Mendes (PSDB). O secretário municipal de governo, Mauricio Biazotto, também compareceu ao encontro.

Na saída da audiência, o vereador José Crespo elogiou os trabalhos da Urbes e afirmou que a reunião foi muito esclarecedora, baseada na minuta que a empresa pública já tem para o edital da licitação.

Crespo, que é presidente daquela comissão de vereadores, manifestou entretanto sua contrariedade com a intenção demonstrada pela Urbes de assinar um contrato de 8 anos com a empresa sucessora da TCS.

O vereador sustentou que esse novo contrato deve ser apenas até meados de 2011, quando venceria a concessão da TCS e também vencerá o da STU.

- Será necessária e melhor para a cidade que se abra uma mega-licitação em bases modernas, tanto administrativa como operacionalmente, com veículos novos, a gás, com motor traseiro, ar-condicionado, som ambiente e GPS, ônibus grandes nos corredores, ônibus e pequenos nas linhas alimentadoras de bairros, novos mini-terminais, pistas exclusivas para ônibus nas principais avenidas e uma revisão completa nas linhas, horários e itinerários, remuneração das gratuidades via orçamento municipal, barateamento do passe social, três empresas operadoras e outros itens, disse Crespo.

O vereador José Crespo declarou que pensa e prova que tudo isso é perfeitamente viável, desde que o prefeito Vitor Lippi tenha vontade política para colocar as propostas em prática.

Foto: Membros da comissão especial formada pela Câmara para acompanhar licitação de transporte, participam de encontro com o presidente da Urbes, Renato Gianolla

(Assessoria Gabinete / José Crespo)