07/08/2009 12h00

Há mais de um ano, um rapaz de 18 anos aguarda para ser atendido por um psicólogo e um neurologista na Policlínica Municipal. Todas as semanas, ao cobrar o atendimento, a mãe do rapaz escuta que “não há médicos e nem vagas disponíveis nessa especialidade”.

Essa situação está relatada num requerimento do vereador José Crespo (DEM), aprovado pela Câmara e que deverá ser respondido pela Prefeitura até o final deste mês, esclarecendo-se então qual o motivo que impede o atendimento do jovem, com quadro de depressão e síndrome do pânico diagnosticado por uma médica neurologista da própria Policlínica.

Para o vereador José Crespo, é no mínimo incompreensível essa demora, pois “a situação do rapaz está se deteriorando a cada dia, já havendo abandonado a escola, estando agora trancado em casa, sem estímulo para viver, longe dos amigos e na maior angústia”.

Além dos detalhes específicos do caso daquele jovem e o motivo da demora do seu atendimento por psicólogo e neurologista, o vereador Crespo está indagando a Prefeitura sobre quantos outros casos iguais estão aguardando consultas e terapias nas áreas de neurologia, psiquiatria e psicologia.

Pergunta ainda o vereador se, “caso a Policlínica não tivesse ou não tenha disponibilidade de profissionais médicos nas áreas necessárias para o atendimento de pacientes como aquele rapaz, em prazo razoável, o protocolo SUS não seria no sentido de encaminhá-lo a outra unidade de saúde, mesmo que fora de Sorocaba, onde ele pudesse ser atendido? Por que isso não foi feito?”

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)