11/08/2009 12h00

Em pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Carlos Cezar (PTB) enalteceu a política de saúde do município, enumerando os avanços que, segundo ele, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) vem empreendendo na área. “É preciso reconhecer os avanços que a cidade vem tendo em vários setores, principalmente no setor de saúde. A exigência legal é que o município invista 15 por cento em saúde e 25 por cento na educação. Mas o prefeito Vitor Lippi tem investido muito mais do que isso, chegando a investir mais de 25 por cento na saúde”, enfatizou o vereador.

Na avaliação de Carlos Cezar, a saúde municipal “conta com uma equipe batalhadora, capitaneada pelo secretário Milton Palma, que vem fazendo um grande trabalho no setor”. Em seu discurso, o vereador citou reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, publicada em 15 de julho último, que mostra que o índice de mortalidade infantil no município em 2008 foi o menor da história, ficando em 12,2 óbitos por mil nascidos vivos. “Esse índice, como atesta a reportagem, é melhor do que a média estadual, que foi de 14,6 óbitos por nascidos vivos”, salientou Carlos Cezar.

Na avaliação do líder do PTB na Casa, esses dados positivos decorrem do trabalho preventivo em relação à saúde da mulher e da criança, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. “O município tem um excelente programa de prevenção da Aids via transmissão materna e disponibiliza o Ônibus da Mulher, um programa itinerante de qualidade, que conta com profissionais motivados”, salienta Carlos Cezar.

Defendendo até a criação de um “Ônibus Azul”, Carlos Cezar também elogiou a iniciativa da Prefeitura de oferecer atendimento preventivo de saúde também para os homens. O vereador observou que, durante toda esta semana, até sexta-feira, 11, na Praça Fernando Prestes, no centro da cidade, uma equipe multidisciplinar de saúde está atendendo a população, não só as mulheres, através do Ônibus da Mulher, mas também os homens, disponibilizando um urologista para fazer prevenção do câncer de próstata.