13/08/2009 18h07

O requerimento que solicita informações sobre as medidas tomadas pelo Executivo para o mapeamento e combate do avanço da gripe suina em Sorocaba, foi aprovado na Sessão Plenária desta quinta-feira. De autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), o requerimento questiona e sugere o mapeamento urgente das gestantes trabalhadoras do funcionalismo público, o afastamento temporários daquelas que trabalham na área da saúde e educação, e a criação de um plano estratégico que permita, caso necessário, licenciar todas as gestantes funcionárias públicas.

Esse requerimento busca dados para a elaboração de medidas protetivas às gestantes. O médico Pedro Borges e a diretora de saúde coletiva, Consuelo Matiello, estiveram na Sessão, onde foram ouvidos e questionados pelos vereadores. Consuelo afirmou que “a Vigilância Epidemiológica, está trabalhando 24 horas por dia, para dar respostas à população sobre os dados relativos à doença”. Ela reafirmou que não há casos de morte por gripe suína confirmados em Sorocaba.

“A presença dessas autoridades sanitárias foi produtiva. Mas o balanço final, de acordo com todas as respostas que elas nos deram, é que falta divulgação sobre as ações da Secretaria de Saúde”, afirmou a vereadora. “Tenho grande respeito e confiança no secretário Milton Palma e sua equipe. Meu requerimento vai no sentido de elucidar alguns pontos, que nos permitam criar políticas protetivas às gestantes”, disse, enfatizando o fato de que o requerimento será uma forma de dar mais visibilidade ao trabalho da Vigilância Sanitária e à atuação da Secretaria de Saúde.

“Entendo que as medidas protetivas às gestantes são fundamentais e urgentes. Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres gestantes compõe 40% dos óbitos do grupo de risco da Influenza A (H1N1), por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de acordo com o último boletim epidemiolígico divulgado pelo Ministério da Saúde”, concluiu.

Na Sessão, foram apresentados pela vereadora, ainda, um requerimento questionando o motivo da inconstância no fornecimento de água em algumas regiões do bairro Vila Helena, e mais 8 indicações.