13/08/2009 19h00

O vereador Luis Santos (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, em conversa direta com o Secretário da Saúde, Milton Palma, solicitou a presença de profissionais da área sanitária do município na sessão ordinária desta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal, para prestarem esclarecimentos sobre o vírus A/H1N1, mais conhecido como gripe suína.

“A Comissão de Saúde tem feito um trabalho de fiscalização permanente do setor, com atenção especial à questão da gripe suína, que é, sem dúvida, preocupante, mas não pode ser transformada em alarmismo. Tão grave quanto à doença da desinformação é a doença do sensacionalismo. Precisamos tratar com muita responsabilidade os casos suspeitos da gripe. Tanto que estamos solicitando do secretário de saúde, Milton Palma, informações constantes sobre todas as medidas que estão sendo adotadas no sentido de enfrentar a pandemia. Estamos sempre atentos, por exemplo, à necessidade de treinamento dos agentes de saúde e estamos cobrando maior divulgação para a população das medidas preventivas que se deve ter para não contrair o vírus”, afirma o vereador Luis Santos.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal tem tido um papel decisivo no sentido de buscar o diálogo entre os médicos e a Secretaria de Saúde, visando evitar uma possível greve da categoria. “Juntamente com o vereador Paulo Mendes, que é líder do governo, temos feito reuniões de mais de cinco horas de duração, tentando desarmar os espíritos e evitar uma greve dos médicos, que seria ainda mais catastrófica, levando em conta esse contexto de pandemia de gripe”, afirma Luis Santos.

Através de requerimento protocolado na Câmara municipal, Luis Santos solicitou da Prefeitura a instalação de equipamentos com álcool gel em todos os órgãos públicos para prevenção do vírus A/H1N1. O vereador também sugere que a medida seja estendida às empresas privadas.

Durante a sessão desta quinta-feira, 13, o vereador observou que  várias medidas vêm sendo tomadas pelo poder público no combate à gripe suína, mas observou que elas não estão chegando completamente ao conhecimento da população. Em face disso, Luis Santos solicitou a criação de um espaço específico para direcionamento dos casos suspeitos até que se confirme o resultado dos exames e mais investimento em materiais de informação que resultem em uma conscientização coletiva de cuidado quanto à doença.