14/08/2009 13h26
 

O vereador João Donizeti (PSDB), mediante requerimento aprovado na Câmara Municipal, reivindica do prefeito Vitor Lippi (PSDB) a contratação de médicos geriatras (especialistas no atendimento a idosos) na rede municipal de saúde. Segundo o vereador, trata-se de uma reivindicação dos próprios usuários do sistema.

 

João Donizeti lembra que a expectativa de vida no país vem aumentando significativamente nos últimos anos e o número de idosos vem crescendo: “Na década de 50, a expectativa de vida era de 43 anos. Hoje, chega aos 70 anos. E a previsão é que, em 2025, o Brasil tenha 32 milhões de idosos, o que igualará a população de idosos à de jovens no país”.

 

Diante desse quadro, o vereador sustenta que o poder público precisa estar preparado para atender a população da terceira idade, com atenção integral à saúde, como prevê o Estatuto do Idoso. Em seu requerimento, João Donizeti observa que os gastos com a saúde do idoso devem atingir, em 2020, 40% do orçamento de saúde.

 

Na sua avaliação é necessário garantir no SUS ações que promovam a saúde do idoso, através de medidas preventivas e de atenção especial às doenças específicas da terceira idade. “Para isso, é fundamental a presença do especialista em geriatria na rede municipal de saúde”, sustenta o vereador.