14/08/2009 16h48

Uma comissão formada pelos vereadores Anselmo Neto (PP), Hélio Godoy (PSDB), João Donizeti (PSDB), Luís Santos (PMN) e Rozendo de Oliveira (PV) representou a Câmara de Sorocaba no Seminário Município Verde, realizado na sexta-feira, 14, no Itu Plaza Hotel, na cidade de Itu. O presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), foi representado pelo assessor parlamentar Maurício Tavares da Mota.

Com o tema “50 Idéias em Favor do Meio Ambiente”, o evento foi aberto pelo prefeito de Itu, Herculano Castilho Passos Júnior (PV), que saudou os participantes, entre eles, o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Rita Passos, o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara, além de prefeitos, deputados e vereadores de várias cidades.

O vereador Sebastião Misiara disse que uma pesquisa internacional, feita pelo organismo Lew Reserch Center Windows, mostra que o brasileiro é o povo mais preocupado com a preservação do planeta, segundo 92% dos pesquisados, seguido pela Índia, com 66%. “Se ele é preocupado, de duas, uma: ou acha que o problema não é dele ou é falta de conscientização política. Nos dois casos, entram as autoridades municipais, cujas leis podem ajudar o cidadão a entender a proteção ambiental, aliadas a um bom projeto de educação ambiental”, comentou Misiara.

Além do tema central, diversos assuntos, como “Água: Os Desafios do Milênio” “Educar para Preservar” e “Preservação das Nascentes” foram discutidos por profissionais que atuam diretamente junto às questões ambientais. Os participantes receberam uma cartilha com sugestões para elaboração de leis que beneficiam a população e ajudem na conscientização do meio ambiente. Além da cidade de Itu, o seminário está agendado também em outras regiões do Estado, como Ribeirão Preto, São José dos Campos, Marília e São José do Rio Preto.

(Assessoria de Imprensa do vereador Anselmo Neto/PP)