14/08/2009 17h03

Outros projetos de lei do vereador José Crespo (DEM) também serão votados na Casa

Nesta terça-feira, a Câmara vota projetos do vereador José Crespo (DEM) que dá mais transparência aos atos da administração municipal. Eles obrigaram a Prefeitura, o SAAE e a Urbes a divulgar na internet suas despesas com postagem de correspondência, materiais de escritório, combustível e locação e/ou uso de máquinas xerocopiadoras. No caso da Prefeitura, outro projeto de Crespo obriga-a, também, a divulgar pela internet, em tempo real e pormenorizadamente,  informações sobre suas execuções financeiras e orçamentárias, além das relações de compras diretas.

Licença-maternidade

A Câmara vota nesta terça-feira (18) projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) que amplia de quatro para seis meses o período de licença-maternidade das servidoras da administração pública direta e indireta de Sorocaba (Prefeitura, Saae, Urbes e Fundação da Seguridade), benefício já regulamentado há quase um ano que alcança gestantes funcionárias da administração federal.

Ao apresentar o projeto, o vereador Crespo lembrou e perguntou: “Se a prorrogação da licença-maternidade por 60 dias já existe em São Paulo, a maior cidade da América do Sul, com seus 11 milhões  de habitantes, e também foi implantada em Pentecoste, no Ceará, com 33 mil moradores, e em Marechal Floriano (12 mil almas), no Espírito Santo, por que esse benefício ainda não alcança as servidoras municipais de Sorocaba, cidade com mais de 600 mil habitantes?”

Homenagem a médico

Projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) que será aprovado nesta semana pela Câmara dá o nome do médico Antonio Vial à rua 8 do Parque Residencial Chácara Ondina. Nascido em 1925, o Dr. Antonio Vial faleceu em 2004. Formou-se em Medicina na cidade do Rio de Janeiro e iniciou sua vida profissional em Sorocaba. Com o irmão e também médico Spartaco Vial, deu início à jornada de trabalho pela implantação do primeiro pronto socorro da cidade.  Foi pioneiro na cirurgia cardíaca em Sorocaba. Na década de 60 construiu o hospital Santa Edwiges, hoje hospital Modelo.

A primeira motorista

A professora Maria Elisa Soares Rosa foi a primeira mulher a tirar a carteira de motorista e a dirigir um carro em Sorocaba. Era filha do médico Dr. Álvaro Soares e esposa do saudoso prefeito Alcino de Oliveira Rosa, que hoje dá seu nome ao mercado municipal. Dedicou-se à filantropia, auxiliando principalmente enfermos e idosos, e por isso teve o nome gravado no Mosteiro de São Bento e no Asilo São Vicente de Paulo. Por seus méritos, a professora está sendo homenageada pelo vereador José Crespo (DEM), que apresentou projeto de lei dando seu nome à Rua 7 do Parque Residencial Chácara Ondina. O projeto será aprovado esta semana pela Câmara.