18/08/2009 08h06

A medida, de caráter protetivo, busca diminuir a possibilidade de contágio por gripe suína

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) propôs, ao Executivo, que  licencie, urgentemente e em caráter de excepcionalidade, todas as professoras gestantes das creches e escolas públicas municipais de Sorocaba, como prevenção ao contágio da gripe suína. A proposta está incorporada a um requerimento que entrará em deliberação nesta terça-feira, e parte de uma grande quantidade de pedidos de professoras e familiares, feitos diretamente ao gabinete da vereadora, no sentido de proteger a gestante.

Segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, a grávida faz parte do grupo de risco da gripe suína, pois e é mais susceptível ao seu contágio, devido ao sistema imunológico estar mais frágil. No grupo de risco, a gestante responde por 40% dos óbitos causados pela Influenza A (H1N1), por causa da síndrome respiratória aguda grave, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

“Em outras áreas, podemos remanejar a gestante para um cargo com menos contato com o público. Mas não acredito que seja o caso de uma professora, que tem seu trabalho plenamente exercido somente no contato direto com seus alunos”, avalia a vereadora. “Afastar temporariamente a gestante de sua função é uma medida protetiva, que no caso das professoras, me parece urgente e necessária”, finaliza, completando que a professora está exposta, queira ou não, a uma grande quantidade de pessoas durante seu trabalho, o que aumenta a possibilidade de contágio.

(Assessoria Gabinete / Neusa Maldonado)