18/08/2009 09h46

A Assembleia Legislativa vota hoje o projeto nº 357/2008 do governador José Serra (PSDB) que transfere uma grande área de terras na região da Vila Barão e Jardim Nova Esperança para a prefeitura de Sorocaba. O projeto protocolado em 2008 foi aprovado no Conselho de Líderes e vai ao plenário para Votação em definitivo às 19 horas.

A área em questão faz parte de uma gleba de terras anteriormente da FEPASA que após a privatização da empresa foi transferida para a Fazenda Pública do Estado, visto que, na área residem cerca de 1000 famílias a mais de 30 anos.

Histórico do bairro

Em meados dos anos 70 a gleba de terra, com 198 mil metros quadrados (quase 10 alqueires), foi destinada para as oficinas de máquinas da FEPASA.
Nos anos seguintes, a área foi aos poucos ocupada por famílias, predominantemente  de Guapiara, Capão Bonito, cidades da região do Sudoeste Paulista e Paraná, transformando-se num grande problema social da cidade.

Em 1996, o então governador, Fleury enviou projeto doando a área para Sorocaba. Houve veto do Governador Mário Covas e o início da legalização da ocupação pelo Itesp para as famílias.
Desde 2005, o Vereador Helio Godoy (PSDB) vem trabalhando junto ao governo do estado para a doação em definitivo da área de terras para o município de Sorocaba visando à regularização das famílias no local.

Em 2006 o bairro foi incluído no Programa Municipal de  Regularização Fundiária com a medição dos lotes e cadastro atualizado das famílias.
Atualmente, a prefeitura de Sorocaba aguarda a transferência da área para a conclusão do trabalho através do Trailer da Regularização Fundiária e do Núcleo de Regularização que já concluíram os trabalhos nos bairros Jardim Refúgio e Ipiranga. Nesses bairros 1000 famílias já estão recebendo seus títulos de posse em definitivo.

Em Maio de 2008, o secretário da Justiça e Cidadania Dr. Marrey esteve em Sorocaba assinando convênio objeto de legalização da área do Jardim Nova Esperança.
Após votação de hoje do projeto de lei 357/2008 do governo do estado, o  Jardim Nova Esperança será objeto de Regularização Fundiária com a possibilidade de que as famílias recebam os títulos de posse em definitivo.

O projeto deverá ser apreciado após as 19 horas na Assembleia Legislativa, conforme revelou o Líder do Governo,  Deputado Vaz de Lima, ao vereador Helio Godoy.

Godoy é o presidente da Comissão de Regularização da Câmara e esteve com o líder do governo em julho deste ano, acompanhado por alguns moradores do Jardim Nova Esperança pedindo urgência na votação do projeto que beneficia Sorocaba e os moradores do bairro.

FOTO - O vereador Helio Godoy acompanhado por alguns moradores do Jardim Nova Esperança em visita ao Deputado Vaz de Lima

(Assessoria de Imprensa do vereador Hélio Godoy – PSDB)