20/08/2009 18h19

As professoras grávidas que trabalham na rede municipal de ensino de Sorocaba foram temporariamente afastadas, como medida protetiva contra a Influenza A (H1N1). A ação ocorreu após requerimentos da vereadora Neusa Maldonado, solicitando essa medida.

A Secretaria de Recursos Humanos concluiu o mapeamento de todas as servidoras públicas gestantes. Ao todo, 106 foram remanejadas para funções sem contato com o público. As professoras grávidas da rede pública municipal de educação foram temporariamente afastadas das salas de aula e substituídas por professoras eventuais.

Essas ações foram tomadas após requerimentos da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que apontavam esses atos como necessários e urgentes. Na sessão plenária do dia 13, a vereadora protocolou requerimento onde pedia o imediato mapeamento das gestantes funcionárias públicas, iniciado pelo Executivo no dia 14.

No dia 18 de agosto, a vereadora propôs ao Executivo que afastasse, em caráter excepcional e urgente, todas as professoras gestantes de escolas públicas municipais e creches. A proposta foi incorporada a um requerimento, e hoje, foi confirmado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura o afastamento temporário das professoras gestantes.

“É com alegria que vejo a ação e empenho do Executivo em proteger a gestante em nosso município”, afirmou a vereadora, para quem os atos do Executivo demonstram a seriedade e o compromisso com o qual ele atua no combate à gripe suína e na proteção daqueles que pertencem a grupos de risco, como as grávidas.

(Assessoria de Comunicação da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)