20/08/2009 19h36

Proposta pelo presidente da Casa, José Francisco Martinez, a medida visa combater o trote violento e estimular valores humanos no meio acadêmico

As instituições de ensino superior que organizarem ações de recepção de seus calouros que estimulem a ética, a cidadania e a cultura da paz poderão ganhar o Selo Trote Legal, a ser concedido pela Câmara Municipal de Sorocaba. É o que prevê projeto de resolução de autoria do presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB).

Segundo o vereador, o selo tem o objetivo de fortalecer o ambiente universitário e promover a convivência saudável entre os alunos, estimulando ações que promovam a prática de valores humanos entre os acadêmicos. De acordo com o projeto, o Selo Trote Legal será atribuído anualmente pela Câmara Municipal, sempre no mês de maio.

As atividades contempladas pelo Selo Trote Legal abrangem desde as ações diretamente desenvolvidas pelas instituições de ensino como também aquelas desenvolvidas pelas entidades estudantis com o apoio da instituição. “É uma forma de combate ao trote violento”, enfatiza o autor do projeto.

José Francisco Martinez observa que algumas instituições de ensino já estimulam ações positivas para recepção de calouros e salienta que seu projeto de resolução tem o objetivo de estimular essa prática, fazendo com que ela se desenvolva ainda mais a partir do estímulo do poder público.