17/09/2009 17h02

O vereador Moko Yabiku (PSDB) defende a criação de uma central única de atendimento para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros. Por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, o vereador solicita ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) a implantação da medida.

“Essa medida é essencial para salvar vidas”, sustenta Yabiku. “O atendimento do Samu, pelo telefone 192, é voltado para casos clínicos de emergência, enquanto o do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, abrange traumas e vários tipos de ocorrência. Ao acionar um deles, muitas vezes a pessoa é orientada a procurar o outro e, nesses minutos perdidos com a explicação, uma pessoa pode vir a morrer”, argumenta.

Moko Yabiku observa que a população não sabe diferenciar o atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros, “muito menos na hora de uma emergência, quando as pessoas tendem a ficar desesperadas”. Por isso, segundo ele, é imprescindível centralizar os dois serviços, “o que agilizaria o atendimento e salvaria muitas vidas”.