18/09/2009 17h39
 

O professor Ludwig Plata, doutor em economia pela Unicamp e professor da Uniso, participou de audiência pública na Câmara Municipal

 

A regularização fundiária, além de fundamental para as famílias que precisam legalizar seus imóveis, também é importante para o próprio mercado. A tese é do professor Ludwig Plata, coordenador do curso de Economia da Uniso (Universidade de Sorocaba), que participou de audiência pública sobre o tema, realizada na sexta-feira, 18, na Câmara Municipal. A audiência foi uma iniciativa do vereador Hélio Godoy (PSDB), presidente da Comissão de Regularização Fundiária, com os vereadores Rozendo de Oliveira (PV), Izídio de Brito (PT) e Anselmo Neto (PP).

 

Peruano naturalizado brasileiro, Ludwig Plata, doutor em economia pela Unicamp, é um conceituado especialista em mercado de terras, com autoria de capítulos de livros técnicos e artigos em publicações especializadas. Durante a audiência pública, Plata fez uma apresentação dos efeitos da regularização fundiária sobre o desenvolvimento sustentável de Sorocaba, destacando a importância do Programa Casa Legal, que já regularizou a moradia de 1 mil famílias no município.

 

Para Ludwig Plata, cada mil lotes regularizados, ao preço médio de 50 mil reais cada, representam um montante de 200 milhões de reais em capitais novos, já que o efeito multiplicador de cada imóvel legalizado, segundo ele, significa quatro vezes o seu valor unitário. Mas, durante a audiência pública, o professor da Uniso questionou a velocidade do programa. Segundo ele, como a demanda por legalização fundiária é de aproximadamente 10 mil moradias, há necessidade de mais investimentos, recursos humanos e apoio técnico para que a meta de regularização seja atingida num prazo menor.