18/09/2009 17h45

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em resposta a requerimento da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que questiona o tratamento de esgotos feito na Estação de Tratamento S1, do Bairro Brasilândia, afirmou que implantou um novo produto para minimizar o mau cheiro exalado da ETE S1, além de ampliar o sistema de aspersão dos odores.

O SAAE assegurou que o sistema de aspersão funciona 24 horas por dia, e, nos horários de pico, é aumentado na tentativa de diminuir o mau cheiro do esgoto bruto, onde, segundo a autarquia, concentra-se o problema.

Em reunião realizada na Amobra (Associação dos Moradores do Bairro Jardim Brasilândia), em 25 de agosto último, a vereadora conversou com diversos moradores, que reclamaram do mau cheiro que impregna o ar do bairro em alguns dias, especialmente nos finais de semana e durante a noite. Para os moradores, muitos imóveis do bairro foram desvalorizados após a instalação da ETE S1.

A reunião ocorreu depois da implantação do novo produto para diminuir o mau cheiro. As alterações teriam ocorrido há 30 dias, segundo a autarquia. A ETE S1 é planejada para tratar o esgoto de 255 mil habitantes. Atualmente, ela se encontra na primeira fase, tratando o esgoto de 234 mil pessoas.

“Precisamos conversar com os moradores e saber se os novos procedimentos adotados pelo SAAE conseguiram acabar com o problema. Entendo o que os moradores do Brasilândia passam com esses problemas, sou sensível a isso e vou lutar até que eles estejam satisfeitos com a adoção das medidas necessárias para trazer a qualidade de vida de volta para todos”, afirma a vereadora.

(Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)