18/09/2009 18h10

A Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara Municipal esteve em Brasília, na quarta-feira 16, quando participou de reunião no Ministério das Cidades com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Habitação, Cid Blanco. O assunto discutido na reunião foi caso das famílias do Jardim Santo André II, que enfrentam um pedido de reintegração de posse por parte da empresa que reivindica a área na Justiça.

O processo de reintegração de posse se refere a uma área particular, ocupada por 374 famílias há, aproximadamente, 12 anos. Em julho, os moradores estiveram na Câmara e solicitaram apoio da comissão de vereadores para acompanhar o andamento do caso junto à Justiça e tentar intermediar um acordo com a empresa proprietária. Foram organizadas várias reuniões entre os vereadores e representantes da Prefeitura, resultando na possibilidade de captar de recursos federais para a urbanização do bairro.

Após a reunião em Brasília, a Prefeitura fará um levantamento físico dos terrenos para o cadastramento dos moradores e irá elaborar um projeto de urbanização compreendendo toda área onde estão localizadas as famílias. O governo federal poderá financiar o projeto de urbanização da área.

Segundo o vereador Helio Godoy (PSDB), que preside a comissão, a reunião em Brasília foi proveitosa, pois mostrou os esforços tanto da Prefeitura quanto da Câmara Municipal no sentido de resolver o problema do Jardim Santo André II. Segundo eles, os representantes do governo federal aprovaram  projeto que beneficia as famílias do bairro.

Também estiveram presentes no encontro em Brasília os vereadores Anselmo Neto (PP), Izídio de Brito (PT) e Rozendo de Oliveira (PV), além do secretário municipal de Habitação e Urbanismo, José Carlos Comitre, do arquiteto João Luiz de Souza Áreas, também da Secretaria de Habitação, e de representantes dos moradores. A comissão foi acompanhada pela assessoria do deputado federal Paulo Teixeira e pelo deputado Hamilton Pereira, ambos do PT.