18/09/2009 18h31

Promovido pela Secretaria de Saúde, o evento foi criado por lei de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB)

A primeira edição da Semana de Incentivo à Medicina Tradicional Chinesa, criada pela Lei 8.622, de 25 de novembro de 2008, de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), será realizada a partir de segunda-feira, 21, em vários locais públicos de Sorocaba. São diversas atividades, que incluem palestras, aulas de ginástica terapêutica chinesa e demonstração de auriculoterapia, uma prática que se baseia em estímulo de pontos na orelha. Todos os eventos são gratuitos e acontecem até sexta-feira, 25.

O objetivo da lei que instituiu o evento é promover a integração da medicina tradicional chinesa com o sistema de saúde, por isso, a programação da semana também irá incluir serviços da medicina convencional, como os atendimentos oferecidos pelo Ônibus da Mulher. A abertura oficial da semana será na segunda-feira, 21, às 9 horas, no Paço Municipal, com a presença de várias autoridades, entre elas, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Martinez.

A Organização Mundial de Saúde recomenda aos países-membros da ONU que valorizem as práticas da medicina tradicional. Com base nessa recomendação, o Ministério da Saúde baixou a Portaria 971, em 3 de maio de 2006, instituindo no SUS a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que recomenda às secretarias de saúde dos Estados e municípios a adoção de práticas da medicina tradicional, entre as quais se inclui a medicina tradicional chinesa, a homeopatia, a fitoterapia e a crenoterapia (uso da água mineral para tratamento de saúde).