21/09/2009 13h24

Nota do vereador Geraldo Reis sobre atentado no Habiteto

O vereador Geraldo Reis (PV) está chocado e consternado com o atentado contra guardas municipais ocorrido no sábado (19) no posto “provisório” do Conjunto Habitacional “Ana Paula Eleutério”, conhecido popularmente como Habiteto, pois, antes de tudo, é amigo pessoal dos GMs baleados.

Geraldo Reis, que é Guarda Municipal há 17 anos, está afastado da Corporação para cumprir seu mandato no Legislativo Sorocabano.

Reis acredita que o ocorrido poderia ter sido evitado se a Prefeitura de Sorocaba tivesse dado atenção às reivindicações dos GMs, que há muito tempo reclamavam da falta de condições de segurança daquele local.

É uma desgraça anunciada, pois a base da GM naquele conjunto habitacional é, na realidade, um contêiner de material metálico, que normalmente é usado como alojamento na construção civil e não são apropriados para a finalidade em questão, por não atender os requisitos básicos de segurança. Para se dar segurança para alguém ou para algo, é fundamental que se esteja bem abrigado. O ideal seria uma construção em alvenaria, com janelas que ofereçam uma melhor visão externa. O entorno da base também deveria ser fechado por alambrado para evitar a aproximação de pessoas estranhas, principalmente à noite.

Alguma coisa terá que mudar e com urgência. É inadmissível que uma cidade do porte de Sorocaba passe por uma situação dessas. Servidores públicos municipais sendo colocados em armadilhas à mercê de marginais.

O vereador informa que já solicitou uma reunião com o Prefeito Municipal, oportunidade em vai pedir medidas que visem uma maior segurança para os valorosos Guardas Municipais.

O vereador se solidariza com os três GMs que foram atingidos por balas, principalmente com a guarda municipal Tânia Mara Marçal, que corre o risco de ficar sem o movimento das pernas. Ele espera que o poder público dê toda a assistência aos servidores e tome uma atitude definitiva para não colocar em risco a vida de mais sorocabanos.

Geraldo Reis

Vereador do PV