21/09/2009 17h35

Luis Santos, José Crespo e Moko Yabiku, por sugestão dos próprios portadores de deficiência, vivenciaram parte de suas dificuldades

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi comemorado na segunda-feira, 21, de um modo especial em Sorocaba — com várias atividades voltadas para a conscientização do público, desde palestras a apresentações musicais. Os vereadores Luis Santos (PMN), José Crespo (DEM) e Moko Yabiku (PSDB) participaram de uma caminhada que teve início na Praça Coronel Fernando Prestes, desceu pelo Boulervard Braguinha e retornou pela Rua São Bento.

Por sugestão dos próprios portadores de deficiência física, os vereadores vivenciaram parte das situações vividas por eles, fazendo uso de cadeira de rodas, bengala e venda nos olhos. “Foi uma experiência terrível, mas profundamente educativa. Quando tirei a venda, agradeci a Deus por ser apenas míope”, confessa o vereador Luis Santos, que, a exemplo de José Crespo e Moko Yabiku, andou trechos em cadeira de rodas e também fez uso de bengala.

“Uma coisa é ter consciência teórica das dificuldades enfrentadas pelas pessoas portadoras de necessidades especiais, outra é vivenciar essas dificuldades”, salienta o líder do PMN na Câmara Municipal. Luis Santos afirma que a experiência mostrou aos vereadores que ainda há muito por fazer em prol da mobilidade e acessibilidade dos deficientes físicos no espaço público. Como exemplo, ele cita as faixas de orientações tátil nas calçadas, que, segundo ele, se mostraram muito eficientes em sua curta experiência como deficiente visual e precisam ser expandidas.