22/09/2009 14h22

Leandro Augusto Portella Santos da SORRI-SOROCABA, acompanhado do gerente da entidade, José Antonio Pereira dos Santos, esteve na Câmara nesta terça-feira (21) para falar sobre o lançamento do Guia da Acessibilidade, um novo portal da internet direcionado a divulgar informações aos portadores de deficiência física.

Portella, que ficou tetraplégico há oito anos, devido a um mergulho, é um dos participantes do projeto de empreendedorismo digital da SORRI e foi capacitado para gerenciar o novo site: www.guiadeacessibilidade.org.br. “Muita gente como eu já passou, passa ou passará por dificuldades relacionadas à acessibilidade, não só deficientes, mas também idosos e gestantes”, disse.

A SORRI nasceu há 33 anos em Bauru e em Sorocaba oferece treinamento a portadores de deficiência e profissionais de recursos humanos nas áreas de reabilitação, capacitação profissional e educação inclusiva. Além de cursos de formação de empreendedores e introdução à informática para a população carente – privilegiando pessoas atingidas pela hanseníase e deficiências.

“Hoje me vejo apto e capaz, com o treinamento da SORRI, para estar gerenciando este site. Precisamos de informações para alimentar o site, quanto mais informações sobre a cidade, mas fácil para o deficiente se locomover”, completou o gerenciador.

O gerente da entidade explicou que o objetivo é gerar um trabalho de utilidade pública e informou que 82 municípios estão incluídos no projeto. “Que sejamos exemplo para outros guias informativos desde o âmbito público e privado ao setor de serviços. A maior dificuldade do deficiente é a falta de informação”, disse Santos. “Este trabalho é diferenciado, o Leandro, mesmo diante de algumas limitações tem total domínio e opera um computador pela voz”.

Ambos agradeceram ao vereador Luis Santos (PMN) pelo trabalho junto a causa da acessibilidade e também aos vereadores José Crespo (DEM) e Francisco Moko Yabiku (PSDB) que participaram da Maratona  de Sensibilização, realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa Portadora de  Deficiência nesta segunda-feira (21).  “Eu pude ver como é difícil, foi uma experiência terrível, mas conscientizadora”, disse o vereador Luis Santos sobre a maratona.

Os massoterapeutas, deficientes visuais, Celso e Daiane, permaneceram na Câmara durante a sessão para demonstração da massagem relaxante. “Requer um exercício da cidadania, para que os deficientes não sejam vistos como coitadinhos. Eu que sou deficiente físico estou aqui pelo trabalho, como vocês devem ser reconhecidos pelo trabalho”, encerrou Luis Santos.