23/09/2009 17h12

Nesta quinta-feira (24), o vereador Francisco França (PT) apresenta requerimento cobrando informações do prefeito municipal Vitor Lippi (PSDB) sobre o sistema de vigilância 24 horas da região central de Sorocaba.

No requerimento, o vereador destaca que, em 2005, o governo municipal investiu cerca de 300 mil reais na instalação de 11 câmeras de vigilância 24 horas para monitoramento da região central e, assim, dar mais segurança aos consumidores e lojistas. No entanto, o objetivo principal foi desviado para o monitoramento do fluxo de veículos do centro.

Segundo o vereador, ele foi procurado por comerciantes que alegam ter investido na compra dos equipamentos (já que inicialmente a Associação Comercial de Sorocaba estava em parceria com a Prefeitura na aquisição e implantação dos equipamentos) e, agora, apenas seis estão funcionando, porém, restrita ao trânsito.

“Foi um investimento alto. Mas poucas câmeras estão funcionando. Algumas delas ficaram poucos meses instaladas e parece que não há previsão de retomada do monitoramento”, afirmou.

Entre seus questionamentos, França quer saber qual o custo mensal com a manutenção dos equipamentos, o custo atual para conserto das cinco câmeras que estão inoperantes, os valores investidos pela administração pública e Associação Comercial na implantação das câmeras inicialmente, além de solicitar cópias do acordo entre a Prefeitura e a entidade e de um possível projeto de expansão do serviço de monitoramento no centro de Sorocaba.

Vale ressaltar, que em 22 de agosto de 2007, através de requerimento, o vereador já questionava a Prefeitura Municipal sobre a ampliação do sistema de vigilância por câmera na região central. No mesmo requerimento França solicitava a relação dos pontos de instalação das câmeras e os critérios de implantação, justificando que considerava de extrema importância melhorar a segurança da região central da cidade.

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)