07/10/2009 17h28

Cerca de 500 residências de Sorocaba ganharam mudas de árvores frutíferas

Cerca de 500 residências de Sorocaba serão enriquecidas com o plantio de árvores frutíferas. Essa ação faz parte do Projeto Eco-Evolução Crescimento Consciente, que envolve cerca de 600 alunos do ensino médio e do ensino técnico de Nutrição e Dietética, da Escola Técnica “Rubens de Faria e Souza”. Eles receberam, nesta quarta-feira (7), na própria escola, 500 mudas frutíferas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de desenvolver o projeto.

A iniciativa teve o apoio do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, vereador Luis Santos (PMN), que intermediou a realização do projeto na escola. “A participação dos nossos alunos em projetos e ações de preservação do meio ambiente é de vital importância para a cidade. Contribui, inclusive, para formar cidadãos, estimulando os novos jovens a participar da vida pública”, ressaltou o vereador.

A diretora da escola, professora Sônia Maria Vagliengo Walter, convidou uma aluna para fazer a entrega simbólica de uma muda de árvore e, posteriormente, os alunos foram até a quadra da escola onde receberam as mudas para levar para casa. As mudas serão plantadas nas residências e terão o acompanhamento dos alunos, orientados pelos professores Ana Cristina Monteiro Silva e Alexandre Vieira Gibim, responsáveis pelo projeto de arborização urbana na escola. Na segunda etapa do projeto, será feito o plantio das árvores nos parques da cidade.

A secretaria de Meio Ambiente, Jussara Lima, foi representada pelo diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da pasta, Vidal Dias da Mota Júnior, doutor em ciências sociais pela Unicamp. Ele falou sobre as mudanças climáticas no planeta e enfatizou a importância de projetos como o está sendo desenvolvido na Escola Técnica Rubens de Faria e Souza.