08/10/2009 12h54

Carlos Cezar (PSC) sustenta que a saúde preventiva precisa ser disseminada entre os homens

O vereador Carlos Cezar (PSC) defende a criação no município de um programa de Atenção à Saúde do Homem. Por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, o vereador solicita ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) informações sobre a possibilidade de implantação do programa nos moldes do Programa de Atenção à Saúde do Homem criado pelo Ministério da Saúde em 27 de agosto deste ano.

“É importante que o homem aprenda a procurar o médico de modo preventivo e não apenas como último recurso, como acontece hoje. Mas para que isso aconteça é preciso mudar toda uma cultura que tende a negar ao homem o direito de buscar ajuda, pois isso tende a ser considerado um sinal de fraqueza”, argumenta o vereador. “Daí a necessidade de programas efetivos por parte do poder público em todas as suas instâncias”, acrescenta.

Carlos Cezar sugere a criação de uma unidade móvel de saúde para o homem, a exemplo do Ônibus da Mulher: “Creio que essa unidade poderia ser chamada de ‘Ônibus Azul’, para aproveitar o enorme sucesso do Ônibus Rosa, que já se consolidou entre as políticas públicas de saúde do município”. O vereador também defende a construção de um Hospital do Homem e uma intensificação no atendimento à saúde do homem nas unidades básicas de saúde.