14/10/2009 16h04

Para o vereador Marinho Marte (PPS), número de doadores está muito aquém da capacidade técnica da medicina para realizar transplantes

Cerca de 70 mil pessoas esperam por um transplante no país. De acordo com dados do Datasus (o departamento de estatística do SUS), em junho de 2007, 34.077 pessoas esperavam por um transplante de rins, 26.793 aguardavam por um transplante de córneas e 7.036 necessitavam de transplante de fígado. Diante desse quadro, o vereador Marinho Marte (PPS) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal instituindo a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos, a ser realizada anualmente de 24 a 30 de setembro.

“Hoje, a medicina brasileira está tecnicamente apta para realizar os mais complexos tipos de transplante, mas ainda enfrenta o problema da doação de órgãos, daí o nosso projeto, que visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade de nos tornamos doadores”, explica Marinho Marte. De acordo com o projeto, as atividades deverão envolver instituições de ensino superior e demais estabelecimentos de ensino, podendo contar, também, com a participação da iniciativa privada. “O envolvimento das escolas, de todos os níveis, é fundamental, pois a participação do estudante tem um efeito multiplicador”, afirma o vereador.

No dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Órgão, daí a escolha do período de 24 a 30 de setembro para a realização da semana, segundo a justificativa do autor do projeto. A semana, de acordo com o projeto de lei, deverá contar com palestras, eventos culturais e esportivos, exames médicos gratuitos e diversas outras atividades. “O objetivo da semana é envolver a população na causa da doação de órgãos, que é uma causa de solidariedade humana”, sustenta Marinho Marte.

Capacidade técnica — Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o Estado de São Paulo conta com 185 equipes de transplante distribuídas em 173 centros hospitalares. “Somente em Sorocaba temos 16 equipes de transplante, que atuam no Hospital Oftalmológico, na Unimed e no Hospital Santa Lucinda. Ou seja, temos total capacidade técnica para realizar transplante, o que falta é órgão, daí as filas de espera”, argumenta Marinho Marte.

Para o líder do PPS na Câmara Municipal, campanhas de conscientização — como a criação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos — podem contribuir para o crescimento do número de pessoas dispostas a serem doadores voluntários. Marinho Marte cita como exemplo o caso dos transplantes de córnea, que cresceram muito com a realização das campanhas: de 544 transplantes realizados em 1995, o total de transplantes saltou para 10.124 em 2006, permanecendo acima dos 9 mil transplantes por ano.