14/10/2009 18h31

Para João Donizeti (PSDB), autor do projeto, sua proposta vai gerar renda para a cadeia da reciclagem

Projeto de lei que torna obrigatória a reciclagem de lixo tecnológico, de autoria do vereador João Donizeti (PSDB), será apreciado na sessão desta quinta-feira, 15, da Câmara Municipal de Sorocaba. Segundo o vereador tucano, “a proposta, além de proteger o meio ambiente, vai gerar renda para a cadeia produtiva da reciclagem”.

O projeto prevê que as empresas produtoras, importadoras ou que comercializem produtos tecnológicos deverão apresentar projeto de coleta, reutilização, reciclagem ou tratamento ambientalmente adequado dos resíduos gerados pelo descarte de seus produtos.

São considerados lixo tecnológico, de acordo com o projeto, os resíduos gerados pelo descarte de equipamentos tecnológicos de uso profissional, doméstico ou pessoal, inclusive suas partes e componentes. Entram nessa categoria computadores e seus periféricos; televisores e outros equipamentos que contenham tubos de raios catódicos; eletrodomésticos e eletroeletrônicos que contenham metais pesados ou outras substâncias tóxicas.

“Os produtos tecnológicos, especialmente os eletrônicos, têm uma vida útil muito curta e viram lixo entre três e cinco anos de uso. As próprias empresas incentivam esse descarte rápido, induzindo o consumidor a trocar freqüentemente de celulares, por exemplo, mais por modismo do que por necessidade. Nada mais justo, portanto, que elas se responsabilizem também pelo destino final desses produtos quando eles se tornam lixo”, conclui o vereador João Donizeti.