15/10/2009 16h59

Projeto do vereador Moko Yabiku (PSDB) foi aprovado em primeira discussão

O Festival Beneficente da Cultura Japonesa, cuja primeira edição foi realizada em julho deste ano no Parque Kasato Maru, deve integrar o calendário oficial do município. Projeto de lei neste sentido, de autoria do vereador Moko Yabiku (PSDB), foi aprovado em primeira discussão na sessão desta quinta-feira, 15, na Câmara Municipal. “Além de divulgar a cultura japonesa, o festival angaria fundos para doze entidades beneficentes de nossa cidade, daí a importância de sua oficialização por parte do município”, argumenta Yabiku.

A primeira edição do festival foi realizada nos dias 18 e 19 de julho pela União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira, em parceria com a Prefeitura e indústrias nacionais e de origem japonesa e superou as expectativas de seus organizadores. “Eram esperadas cerca de 3 mil pessoas, mas, para nossa grata surpresa, tivemos um público de aproximadamente 20 mil pessoas”, lembra Yabiku. Em seu projeto de lei, o vereador tucano propõe que o festival seja realizado anualmente, na terceira semana do mês de julho, na Praça Kasato Maru.

Situada na avenida Antonio Carlos Comitre, a praça é uma homenagem ao navio Kasato Maru, que trouxe para o Brasil o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses, em 1908. A viagem durou 52 dias, entre Kobe, no Japão, e o Porto de Santos. A maioria dos 781 imigrantes, pertencentes a 165 famílias, lançaram raízes no Estado de São Paulo, trabalhando nas plantações de café. A inauguração da praça, em 2008, marcou o centenário da imigração japonesa.