23/10/2009 16h54

Em resposta a requerimento de autoria da vereadora Neusa Maldonado, que solicitava ao Executivo municipal o desenvolvimento de programas para orientação dos alunos e prevenção contra o excesso de peso por eles transportado, além da instalação de armários nas escolas públicas municipais, a Secretaria da Educação informou que o programa Escola Saudável desenvolverá ações no sentido de levar informações à comunidade escolar, aos pais e professores, sobre a maneira correta do aluno se sentar, dormir e carregar o material escolar, que deverá ter um peso seguro para a saúde do jovem.

O Programa deverá corrigir os hábitos posturais incorretos, garantindo a  flexibilidade da coluna vertebral. Segundo a resposta, os casos incidentes serão identificados, acompanhados e encaminhados devidamente. O Executivo informa que "as  ações serão implantadas e avaliadas a cada etapa do processo, e somente ao final do mesmo será possível fundamentar a validade das ações preventivas aplicadas e a necessidade de aquisição de armários ou não".

As medidas cobradas pela vereadora visam assegurar a saúde física dos alunos,prejudicada por desconhecerem os impactos do excesso de peso que muitos carregam diariamente.

( Assessoria de Imprensa – vereadora Neusa Maldonado)