11/12/2009 16h03

Para o vereador e pastor Luis Santos (PMN), a Bíblia, além de um livro de fé, é um monumento cultural da civilização

A Câmara Municipal de Sorocaba realiza na noite desta sexta-feira (11), a partir das 19h30, sessão solene em comemoração ao Dia da Bíblia, por iniciativa do vereador Luis Santos, líder do PMN na Casa. Pastor e pedagogo, além de vereador, Luis Santos sustenta: “A Bíblia, além de ser um livro de fé para bilhões de pessoas no mundo, é um monumento cultural da civilização”.

Luis Santos lembra que, “além de alicerce dos valores éticos da civilização cristã”, a Bíblia também tem sido objeto de estudo nas mais importantes universidades do mundo, inclusive laicas. Daí, segundo ele, a importância de se realizar a sessão solene no Legislativo municipal, como forma de reconhecimento a uma obra que fundamenta a própria sociedade humana.

“A sessão solene será ecumênica, com a participação dos mais diversos segmentos religiosos”, explica o vereador. A presidência dos trabalhos estará a cargo do vereador Anselmo Neto (PP), católico praticante, que também irá representar o arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes.

Monumento literário — O vereador Luis Santos lembra que a sessão solene é aberta a toda a população e sustenta que a Bíblia “é um livro enriquecedor para todas as pessoas, mesmo para aquelas que, a princípio, não têm fé”. Como prova do que afirma, o vereador lembra que um dos responsáveis pelo mapeamento do Genoma Humano, o geneticista norte-americano Francis Collins, tem na Bíblia um livro de cabeceira.

Grandes intelectuais, como os norte-americanos Harold Bloom e Roberto Alter, considerados como dois dos maiores críticos literários do mundo, também reconhecem que a Bíblia é um monumento da civilização, a exemplo dos clássicos gregos, e dedicaram a ela vários livros, além de coordenarem pesquisas em universidades sobre diversos livros bíblicos.