22/12/2009 15h32

Autor da lei que instituiu o bolsa-atleta, um subsídio para desportistas amadores ,o vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, acompanhou  a assinatura do decreto de  regulamentação da matéria, no gabinete do prefeito Vitor Lippi (PSDB). O vice-prefeito José Ailton Ribeiro (PSDB), o Secretário Municipal de Esportes, Cláudio Bacci Martins, o Secretário de Administração ,Rodrigo Moreno e representantes da ACM(Associação Cristã de Moços) também participaram do encontro, realizado na manhã desta terça (22).

Cláudio Bacci explicou que , segundo as regras estabelecidas, receberão as 12 mensalidades de 200 reais , alguns dos atletas que participarem em 2010 dos campeonatos oficiais do Governo do Estado : jogos abertos, do interior e  da juventude. “ Ao todo 23 modalidades serão contempladas,mas os atletas não poderão ter mais de 25 anos e terão que estar estudando. Levaremos ainda em consideração o comportamento ético do jovem no esporte “, ressaltou. Segundo o secretário a verba destinada à pasta para o ano que vem equivale a 1,4% do orçamento total do Município, o que justifica o número limitado de pessoas  beneficiadas com o bolsa-atleta.

Para Martinez o fato da Lei ser colocada em prática é um grande avanço e um importante incentivo ao esporte amador na cidade. “Só poderá participar do bolsa-atleta quem estiver efetivamente competindo por Sorocaba. Serão escolhidos aqueles que mais precisarem do apoio para compra de alimento, de material  e para financiar viagens durante as competições”,esclareceu.

O prefeito Vitor Lippi afirmou que para 2010 serão investidos pouco mais de  R$ 100 mil, no projeto , em benefício de cerca de 50 atletas. “ É uma ação pioneira voltada para o esporte. E o esporte é  saúde e cidadania” , concluiu.