23/12/2009 19h07

Vereadores participaram da inauguração da ETE Itanguá, que eleva para 75% o total do esgoto tratado na cidade.

A Prefeitura de Sorocaba entregou, na quarta-feira (23), a Estação de Tratamento de Esgoto Itanguá (ETE Itanguá), obra que integra o Programa de Despoluição do Rio Sorocaba e eleva para 75% o total de esgoto tratado na cidade. Situada no Parque São Bento, em área de 76 mil metros quadrados, a obra teve custo total de 14 milhões de reais — 10,5 milhões oriundos de financiamento da Caixa Econômica Federal e 3,5 milhões do SAAE.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Francisco Martinez (PSDB-foto), esteve presente na inauguração da obra, juntamente com os vereadores Emílio de Souza (PMN), o Ruby, Paulo Mendes (PSDB) e Neusa Maldonado (PSDB). Martinez destacou a importância da ETE Itanguá, observando que “o tratamento de esgoto é fundamental para a saúde e o meio ambiente”.

Processo biológico — Segundo dados da Prefeitura, a ETE Itanguá tem capacidade para tratar 247 litros de efluentes por segundo, o que corresponde a uma população de 90 mil habitantes. Sua capacidade projetada para os próximos 20 anos é de 443 litros por segundo, correspondendo a 160 mil habitantes. Com a inauguração da obra, cerca de 1.400 caminhões-tanques deixarão de ser jogados diariamente na bacia do córrego Itanguá e no rio Sorocaba.

A Estação Itanguá vai operar por meio de processo biológico, sem utilização de produtos químicos. Sorocaba já conta com as estações S-1, Pitico, Ipaneminha e Quintais do Imperador. Segundo a Prefeitura, quando forem concluídas as obras da ETE S-2 (em fase final) e da ETE Aparecidinha (já iniciada), 100% do esgoto do município serão devidamente tratados.