20/01/2010 08h14

Medida, cobrada pelo vereador Moko Yabiku (PSDB), através de requerimento, vai beneficiar engenheiros e arquitetos

O “comunique-se”— procedimento essencial para engenheiros e arquitetos na área da construção civil — já está sendo implantado via Internet pela Prefeitura Municipal e deve ser disponibilizado para os profissionais da área ainda neste mês de janeiro. A informação é do prefeito Vitor Lippi (PSDB) em resposta a requerimento do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB)

Presidente da Comissão de Obras da Câmara Municipal e membro da Comissão de Desburocratização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Moko Yabiku fez gestões junto ao prefeito Vitor Lippi para que o acompanhamento dos processos de construção via on-line fosse implantado pela Prefeitura. Yabiku explica que o “comunique-se” é um ato administrativo que, para o engenheiro ou arquiteto, tem a mesma importância do “habite-se” para o proprietário do imóvel.

Segundo a Prefeitura, o “comunique-se” on line para os novos processos já está sendo testado internamente pelos funcionários da Divisão de Licenciamento e Controle da Secretaria de Habitação e Urbanismo. Eles estão sendo treinados e o programa está passando por adaptações.

“É através do ‘comunique-se’ que o técnico responsável por determinada planta é chamado pelo órgão da prefeitura para sanar as imprecisões do seu projeto, como a falta de algum documento, a inexistência de legendas ou medidas inexatas, entre outros problemas que podem ocorrer”, explica Moko Yabiku, que é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP.