21/01/2010 12h16

O vereador Izídio de Brito Correia (PT) está questionando as obras e investimentos realizados pela Prefeitura para a despoluição e desassoreamento do Rio Sorocaba, visando solução para as enchentes instauradas em diversos pontos da cidade.

O Jornal do Município de 17 de dezembro de 2004 divulgou que as intervenções realizadas na época tiveram “a importância no aporte de R$ 28 milhões para a ETE S-1 - Programa de Despoluição do rio Sorocaba - que está estimada em R$ 120 milhões, divididos em verbas federais, recursos próprios da administração municipal e outros”.

No mesmo veículo, na publicação de 07 de janeiro de 2005, sob o título “Intervenções preventivas contribuem para minimizar os ricos de enchentes”, o Jornal ressaltou que “os serviços de desassoreamento do rio Sorocaba tem contribuído para a manutenção da calha do rio e, consequentemente, diminuindo as possibilidades de enchentes em períodos de chuvas intensas, como no momento, se constituindo num importante trabalho preventivo”.

Tendo em vista as afirmações feitas nas duas publicações do Jornal do Município é que, por meio de requerimento protocolado nesta quinta-feira (21), o vereador petista pede informações sobre o montante investido para a execução da despoluição do Rio Sorocaba, o cronograma de obras e qual etapa está sendo cumprida pelo Poder Público. O que vem sendo feito para o desassoreamento do Rio Sorocaba e o valor investido para isso, também foi questionado pelo vereador.

Para Izídio, as obras, investimentos, intervenções, financiamentos, recursos federais e da própria administração municipal, não geraram resultados efetivos e “sim bairros ilhados e a marginal fechada”. “Por isso, também solicitei cópias dos convênios e contratos de execução celebrados entre a Prefeitura e o Governo federal, SAAE, Caixa Econômica Federal e todos os demais envolvidos no Programa de despoluição e desassoreamento do rio Sorocaba, para fiscalizarmos o que realmente foi feito”, conta.

Ainda em seu requerimento, Izidio ressalta que, na Peça Orçamentária de 2010, constam obras de contenção das enchentes na Praça Lions, como se apenas aquele ponto crítico alaga nesta época de chuva. “Sorocaba inteira está um caos e temos que levar isso em consideração. Precisamos fazer uma reforma urbana que leve em consideração diversos problemas da cidade, inclusive, as chuvas”, afirma.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Izidio de Brito)