22/01/2010 15h35

Com o objetivo de resolver poluição de trecho do córrego, Moko Yabiku (PSDB) pretende recorrer ao próprio Ministério Público

O trecho do córrego Supiriri, entre as ruas Professor Toledo e Padre Luiz (foto), no centro da cidade, continua sendo objeto de preocupação do vereador Moko Yabiku (PSDB), que denuncia a proliferação de ratos, baratas, mosquitos e vários outros insetos no local, sem contar o odor fétido que têm motivado reclamações dos moradores e o risco da dengue.

Observando que esse é o único córrego no centro da cidade que não está canalizado, Moko Yabiku protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando uma solução definitiva para o problema. O vereador lembra que, em 17 de março de 2009, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em resposta a requerimento de sua autoria, informou que já estava desenvolvendo estudos para resolver o problema.

“O próprio diretor do Saae, Geraldo Caiuby, em audiência que tive com ele em janeiro de 2009, informou que iria determinar a realização desses estudos, mas já se passou mais de um ano e, até agora, nada de concreto foi feito. Enquanto isso, os moradores ficam à mercê do desconforto e das moléstias, sem contar que essa situação deprecia o valor dos seus imóveis”, argumenta Yabiku, lembrando que, desde 1989, vem brigando para canalizar o referido córrego.

Em seu requerimento, Moko Yabiku quer saber qual é o órgão responsável pela desratização dos córregos e galerias urbanas; indaga se há condições de desratizar a dedetizar o referido trecho do córrego Supiriri e cobra os resultados dos estudos técnicos. O vereador lembra que uma cópia do requerimento será encaminhada ao núcleo de meio ambiente do Ministério Público, para que sejam tomadas providências.