25/01/2010 11h23

O vereador Emílio Souza (PMN), o Ruby, protocolou projeto de lei que obriga bares, restaurantes e shoppings a instalarem torneiras com sistemas de acionamento elétrico ou mecânico nos banheiros, evitando o contato manual do usuário. A medida de higiene vale também para lavatórios e banheiros de prédios públicos.

Segundo o vereador, o uso de banheiros públicos pode levar ao contágio de viroses. “Não tocando a torneira, nem para abri-la, nem para fechá-la, diminuímos a probabilidade de propagação de doenças, aumentando o bem estar da população”, justifica o autor do projeto.

Se transformado em lei, o estabelecimento que descumprir a determinação estará sujeito a multa que varia de R$ 2,5 mil a R$ 5 mil e até mesmo a interdição do local, caso não haja adequação em 60 dias.