29/01/2010 17h24

O vereador Helio Godoy (PSDB) representou a Câmara Municipal, nos dias 28 e 29, na 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil realizada em Sorocaba, na Escola Municipal Getúlio Vargas ‘, por indicação do presidente do Legislativo ,vereador Marinho Marte(PPS). Esta foi a primeira etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Defesa Civil ,que serão realizadas respectivamente em São Paulo e Brasília ainda neste primeiro semestre de 2010.

“Defesa Civil: Prevenção e Assistência Humanitária – Por uma ação integral e contínua”, foi o tema do encontro. A conferência teve o objetivo de  analisar as  ações da Defesa Civil nos municípios e definir diretrizes para a reorganização do Sindec ( Sistema Nacional de Defasa Civil). A  ênfase do debate foram a prevenção e a assistência humanitária, como política de Estado para a garantia de desenvolvimento social.

Durante a abertura ,que teve a participação de várias autoridades do Município e do Estado, o vereador  Helio Godoy destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Defesa Civil de Sorocaba, nas áreas de risco, onde há alagamentos, e no atendimento das famílias ,em ações social e humanitária.

O segundo dia foi marcado pela apresentação de propostas e discussões dos grupos, numa plenária, onde foram eleitos os delegados que representarão Sorocaba na etapa estadual. O vereador Helio Godoy foi um dos delegados eleitos para representar Sorocaba.

Para o parlamentar, esta primeira Conferência coincidiu com os recentes acontecimentos em Sorocaba, que  devido as fortes chuvas e enchentes,  tem recebido da Defesa Civil todo suporte, com monitoramento preventivo , além do trabalho de rescaldo.Godoy afirma ainda que  a operacionalização da Defesa Civil do Municípios servirá de exemplo para outras cidades.

“Vamos aproveitar as sugestões para apresentar na Câmara Municipal propsotas de leis que possibilitem uma maior participação da sociedade nas questões relacionadas à Defesa Civil”, concluiu Helio Godoy.

Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy(PSDB)