02/03/2010 15h34

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) está questionando o Executivo municipal, por meio de requerimento aprovado na sessão ordinária de terça-feira (2), sobre quais as ações planejadas pela secretaria competente para conter o desbarrancamento acelerado do calçamento da rua Vilarino Pires Nogueira, do bairro Jardim Zulmira. A parlamentar também quer saber se é possível fazer um mapa geotécnico para a região.

Com as constantes chuvas de janeiro e fevereiro, iniciou-se um processo de desbarrancamento da calçada, que é região lindeira à linha férrea. Moradores da região estão assustados, de acordo com a parlamentar, pois a passagem diária do trem causa tremores que podem agravar a situação.

“Se medidas cautelares não forem tomadas, essa erosão poderá chegar ao ponto crítico de abalar as estruturas de residências que se encontram no local”, afirma a parlamentar no requerimento, destacando que munícipes relatam a impressão de solo oco ao passar pela rua.

Em relação ao mapa geotécnico, a parlamentar pontua que, com esse instrumento, poderão ser adotadas medidas mais acertadas para solucionar esse problema e outros futuros. “O mapa geotécnico visa, sobretudo, subsidiar ações de planejamento e gestão de uso do solo e a instalação de empreendimentos civis ou mineiros na área ou região-objeto”, afirma o texto do requerimento.