03/03/2010 15h55

A convite do vereador João Donizeti (PSDB), a secretária do Meio Ambiente, o secretário de Obras e o Diretor do Saae irão explicar a atual situação do lixo no município

A Câmara Municipal vai receber, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (3), a visita da secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, do secretário de Obras, Wilson Unterkircher, e do diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Geraldo Caiuby. A iniciativa é do vereador João Donizeti (PSDB), presidente da Comissão de Estudos do Lixo.

Com a informação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de que o Aterro Sanitário do Retiro São João terá que ser desativado ainda este ano, por ter chegado ao limite de sua capacidade, o vereador João Donizeti (PSDB) está preocupado com o destino final das 450 toneladas de lixo produzidas diariamente em Sorocaba, daí a iniciativa do convite aos secretários.

“Quem gerencia o aterro sanitário municipal é a Secretaria de Obras, por isso é importante a presença do secretário Wilson Unterkircher”, esclarece o vereador. João Donizeti acrescenta que a visita da secretária e do diretor do Saae também servirá para que sejam apresentados aos vereadores os resultados da viagem à França, com o objetivo de verificar as formas alternativas da destinação final do lixo e o processo de tratamento do lodo.

A visita dos auxiliares do prefeito Vitor Lippi (PSDB) à Câmara Municipal estava agendada para a quinta-feira passada, porém, em virtude do falecimento do ex-vereador Thomaz Belini, ela foi transferida para a sessão de amanhã (4). “A expectativa é que os auxiliares do prefeito apresentem uma solução eficaz para a destinação do nosso lixo”, afirma João Donizeti, salientando que o problema demanda uma solução urgente.