10/03/2010 14h25
 

Por iniciativa da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), Câmara Municipal comemorou o 8 de Março, com homenagem a várias mulheres

 

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou, na noite da última segunda-feira (8), uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade foi presidida pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), autora da iniciativa, que enfatizou a importância da data, lembrando o papel cada vez mais ativo da mulher na sociedade contemporânea.

 

Várias mulheres representativas da sociedade sorocabana, em diversas áreas profissionais, foram homenageadas pela Câmara Municipal, numa cerimônia que lotou as dependências da Casa. A psicóloga Suara Bastos, que atua na área de psicologia organizacional, proferiu a palestra “Bye, Bye, Boazinha”.

 

“Ser boa é ótimo, mas ser ‘boazinha’ significa, muitas vezes, esquecer de si mesma. Este esquecimento pode minar com a auto-estima e com o amor-próprio da mulher, influenciando diretamente suas realizações”, enfatizou a psicóloga, que, durante a palestra, procurou apontar caminhos para que as mulheres conheçam e potencializem suas qualidades pessoais.

 

Luta histórica — A data de 8 de março foi instituída como Dia Internacional da Mulher em 1975, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a historiadora Joana Maria Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina, não há consenso entre os especialistas sobre as razões que levaram à escolha desta data, mas, sem dúvida, ela tem origem na luta das mulheres operárias em busca de seus direitos num mundo do trabalho que era essencialmente masculino.

 

Segundo a historiadora, a data pode ter sido escolhida em razão de uma greve que ocorreu em 1857 na indústria têxtil de Nova York, nos Estados Unidos, levando à morte 129 operárias. Mas também pode ter sido, segundo ela, em razão de uma greve deflagrada por mulheres durante a Revolução Russa de 1917. O que importa, segundo a historiadora, é que todas essas versões mostram a mulher como uma operária combativa.