10/03/2010 15h17

Francisco França (PT) questiona governo municipal sobre possível implantação do Programa Vila Dignidade

O vereador Francisco França (PT) protocolou requerimento no Legislativo sorocabano questionando a administração municipal sobre o programa habitacional do governo estadual, Vila Dignidade, instituído pelo Decreto nº 54.285, de 29 de abril de 2009. O programa é voltado para os idosos e o vereador quer saber se o município tem conhecimento de sua existência.

A Vila Dignidade é constituída de moradias com até 24 unidades residenciais horizontais, com áreas de convivência social para pessoas idosas com 60 anos ou mais, renda mensal de até dois salários mínimos, sós ou sem vínculos familiares sólidos, porém, residentes no município há pelo menos dois anos.

Segundo França, o Programa Vila Dignidade está inserido no Plano Estadual para a Pessoa Idosa do governo do Estado, denominado Futuridade, implementado mediante parceria entre a Secretaria Estadual da Habitação, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, Secretaria Estadual da Cultura, Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo e prefeituras dos municípios paulistas.

Adesão demorada — Francisco França enfatiza que, independentemente de partido, ações que priorizem benefícios à população são muito bem-vindas ao município. “O governo municipal não tem adotado programas sociais que poderiam proporcionar qualidade de vida à população, por serem do governo federal, como a Farmácia Popular, o Brasil Sorridente e muitos outros”, declarou França.

“O Samu, por exemplo, demorou quase dois anos para entrar em operação no município. Com as ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde desde 2005, apenas em 2007 o programa começou a funcionar. Hoje mais de 35 mil pessoas já foram atendidas”, acrescenta, criticando a demora do governo município em aderir a esses programas.

Para Francisco França, o fato de o programa ser de iniciativa do governo estadual não o impediu de reconhecer seu cunho social.  Tanto que, ao tomar conhecimento que o Programa Vila Dignidade já foi implantado em alguns municípios, ele apresentou requerimento questionando o poder público local sobre a possibilidade de sua implantação em Sorocaba.

“É um programa importante, pois os idosos são carentes de projetos que atendam suas necessidades, como a independência, a proteção e ainda o direito a uma moradia confortável. Além disso, a Vila Dignidade contribui para a independência e autonomia do idoso”, disse França.

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)