22/03/2010 12h22
A Câmara de Sorocaba realiza amanhã, quinta-feira (18), a 14ª sessão ordinária com 13 projetos em pauta em primeira discussão, remanescentes da última sessão.

Na ordem do dia de amanhã, três projetos de resolução de autoria do vereador José Crespo (DEM) propõem mudanças no Regimento Interno referentes a pareceres das comissões da Casa, ao arquivamento de proposituras não votadas durante a legislatura vigente e à execução do Hino Nacional em sessões e audiências da Câmara.

Outra mudança no regimento, esta de autoria do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), limita em cinco minutos o tempo de discussão de cada vereador sobre a inconstitucionalidade apontada em pareceres da Comissão de Justiça.

Com o tema acessibilidade, estão em pauta três projetos de lei. De autoria do vereador Luis Santos (PMN), o projeto de lei 335 regulariza o uso de carteiras escolares adaptadas em escolas públicas e particulares. Os outros projetos, propostos por Crespo, tratam da padronização e acessibilidade dos passeios públicos, inclusive com a implantação do Programa Calçada Acessível.

Ainda do vereador Crespo estão na pauta o projeto que proíbe a importação de resíduos e o que cria o Programa Municipal de Retinoblastoma, um tipo de câncer que atinge principalmente crianças.

Já o projeto de Francisco França (PT) obriga casas noturnas e bares com capacidade maior de 100 pessoas a instalarem equipamento de identificação fotográfica para registrar a presença dos frequentadores.

O projeto de lei do presidente Marinho Marte (PPS) regulamenta a realização de eventos e festas de longa duração como raves, micaretas, shows e festivais, elencando uma série de requisitos de segurança e infraestrutura, visando, entre outras coisas, o combate ao uso de drogas.

E fechando a pauta, o vereador José Francisco Martinez (PSDB) é autor da propositura que inclui artigo à lei 479 de 2009, que dispõe sobre incentivo a Projetos Culturais, para que exemplares de produtos como livros e CDs gerados através da Lei de Incentivo à Cultura sejam destinados a locais como bibliotecas públicas e escolas.